Torrada com abacate

Calendário do acompanhamento nutricional

    Manter uma alimentação e estilo de vida saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Uma boa alimentação, além de auxiliar fornecendo energia, vitaminas e minerais, ajuda a prevenir doenças e manter o peso. 

    Portanto, hoje, para um casal que deseja engravidar, preparar-se para esse momento é de suma importância! Recomenda-se que a mulher se prepare no mínimo três meses antes de tentar engravidar, fazer uso de vitaminas e ajustar a alimentação para deixar o corpo em equilíbrio a fim de que o tão sonhado positivo aconteça o quanto antes e de forma mais saudável possível.  

    Assim que se tem o tão sonhado positivo, o acompanhamento nutricional durante a gravidez se faz necessário para um controle de peso e ajustes nutricionais em cada fase da gestação. O acompanhamento nutricional previne maiores riscos de diabetes gestacional, parto prematuro, pré-eclâmpsia e crescimento intrauterino restrito, suprindo mãe e bebê para um desenvolvimento saudável nesta fase.

     Após o nascimento, é importante continuar com o acompanhamento da mãe e do bebê durante a fase de amamentação. Neste período, é relevante ter um olhar atendo para a mãe, que deve estar bem e suplementada para que o bebê possa, também, estar bem (neste período, o bebê é uma “extensão” da mãe, então, se a mãe está bem, o bebê certamente, estará). 

      Finalmente, do 5° para o 6° mês do bebê, a consulta nutricional tem o objetivo de preparar a família para a introdução alimentar, com todas as orientações e dicas para tornar esse momento leve e agradável.  

Em suma, o cronograma de acompanhamento nutricional se resume em:  

1°-  consulta no mínimo 3 meses antes de engravidar  

2° - consulta no início do 1° trimestre  

3° - consulta no início do 2° trimestre  

4° - consulta no início do 3° trimestre  

5° - consulta no fim do 3° trimestre 

6° - consulta 2 meses pós-parto  

7° - consulta para preparar a introdução alimentar (5° para 6° mês do bebê)